Buscar
  • Anna Amaral

Câncer de mama: o que pode causar a doença em cadelas e gatas?


Fatores hormonais são o principal causador do câncer de mama em gatas e cadelas, mas podem ser diminuídos com a castração precoce.


Segundo o CFMV (portal do Conselho Federal de Medicina Veterinária), 45% das cadelas não castradas apresentam o câncer de mama em algum momento da vida, assim como 30% das gatas são diagnosticadas com a doença. O Outubro Rosa propõe uma conscientização maior sobre os perigos do câncer de mama nas mulheres, e está sendo muito usado por veterinários para alertar fatores de risco e possíveis prevenções para o câncer de mama em cadelas e gatas.

Segundo a veterinária, Carolina Linsmeyer, o principal fator de risco para o câncer de mama em cadelas e gatas é hormonal. “A presença de cistos ovarianos predispõe a tumores de mama. Lactação psicológica devido ao aumento da prolactina e aumento das mamas gerando empedramento também pode causar tumores e a aplicação de hormônios esteroides também estão entre as causas”, acrescenta a especialista.

Mas é possível prevenir. “A castração antes do primeiro cio remove o útero por completo, evitando assim desregulações hormonais que causam os tumores de mama e também a lactação psicológica”, alerta a veterinária. A castração é um procedimento simples, mas necessita alguns cuidados especiais com fêmeas caninas e gatas.


Tratamento

Para gatas e cadelas com câncer de mama o tratamento é a retirada cirúrgica do tumor (na maioria dos casos) e envio para biópsia para saber se é malignou ou benigno, dependendo deste resultado inicia-se ou não o tratamento quimioterápico. “Alguns tumores de mama não têm indicação cirúrgica. Cada tipo de tumor de mama tem um protocolo diferente de tratamento”, acrescenta Carolina. O médico veterinário indicará medicações corretas para os efeitos colaterais frente ao tratamento escolhido, salienta-se sempre a escolha de farmácias de manipulação de confiança, para a produção de medicamentos personalizados e que facilitam o tratamento, uma vez que o animal já estará debilitado.

A Magistral Vet manipula desde as vitaminas do pré-operatório até os remédios pós cirurgia, bem como medicamentos necessários para os efeitos colaterais da quimioterapia em capsulas, biscoitos, pasta, filme oral, supositório e diversas outras formas farmacêuticas, facilitando a administração dos medicamentos pelo dono no Home Care.


Entre em contato e confira as possibilidades que reservamos para você e seu animal.

0 visualização

NOSSA EMPRESA

Farmácia de Manipulação Veterinária para seu PET!

Envie a receita do seu pet e receba seu orçamento em até uma hora.

Onde estamos

Rua Professora Rosa Saporski, 280, Mercês 

Curitiba - PR, 80810-120

(41) 3221-7180

(41) 99935-2227

vendasvet@magistral.far.br

Horários

Segunda a Sexta das 9h-18h

Sábado das 8h-12h

  • logo-whatsapp-circulo
  • Facebook
  • Instagram
  • whatsapp-icone
  • instagram-topo
  • facebook-topo
simbolo-logo.png