Buscar
  • Anna Amaral

Como prevenir o câncer de pele em cães e gatos

Doença pode ser de difícil diagnóstico, por isso é importante ficar atento aos sinais!

Cães e gatos com pelagem branca e melanina mais clara são mais propensos a desenvolver o câncer de pele, mas os de pelos escuros também podem ter a doença. O câncer de pele pode ser causado por predisposições genéticas ou exposição solar. Por isso é fundamental evitar exposição ao sol em horários críticos, entre 10h e 16h.

A veterinária Carolina Linzmeyer, recomenda o uso do protetor solar diariamente nos animais de estimação, principalmente nas orelhas, focinho e barriga. “Se notar feridas que não cicatrizam ou nódulos procure o veterinário”, alerta a especialista.

As principais características das lesões de câncer de pele é que aparecem mais comumente na face, focinho e pinas das orelhas dos gatos, podendo encontrar, como sinais característicos, vermelhidão intensa, descamação, ausência de pelos, feridas erosivas ou ulceradas e hemorragia local das áreas afetadas.

Inicialmente, é muito difícil diferenciar um tumor de outro tipo de ferida, pois são muito parecidos. Porém, o que pode ser levado em conta é, primeiramente, a localização e o tempo de cicatrização.

Tratamento

Existem três tipos de tumor: carcinoma, hemangioma e melanoma. O carcinoma, tumor epitelial maligno, é o mais comum. O melanoma também é maligno, mas de origem do melanócito. Já o hemangioma é benigno, originário dos vasos sanguíneos.

O tratamento é feito com cirurgia normal ou por criocirurgia, em que o tumor é congelado. Muitas vezes, a quimioterapia é usada para complementar o procedimento, dando aos animais mais chances de cura.

A Magistral Vet oferece os melhores medicamentos para cuidar da saúde do seu pet. Venha conhecer a nossa loja e receba uma orientação personalizada da nossa equipe!

0 visualização

NOSSA EMPRESA

Farmácia de Manipulação Veterinária para seu PET!

Envie a receita do seu pet e receba seu orçamento em até uma hora.

Onde estamos

Rua Professora Rosa Saporski, 280, Mercês 

Curitiba - PR, 80810-120

(41) 3221-7180

(41) 99935-2227

vendasvet@magistral.far.br

Horários

Segunda a Sexta das 9h-18h

Sábado das 8h-12h

  • logo-whatsapp-circulo
  • Facebook
  • Instagram
  • whatsapp-icone
  • instagram-topo
  • facebook-topo
simbolo-logo.png