Buscar
  • Anna Amaral

Cuidados necessários na castração de fêmeas caninas

Alimentação saudável e suplementação de vitaminas ajudam a melhorar a saúde do animal antes da castração


A castração é um procedimento cirúrgico eletivo, ou seja, o dono do animal escolhe o melhor momento para realizar a cirurgia, uma vez que não é algo emergencial. Segundo a veterinária Greice Gschwendtner Küster, a castração é recomendada a partir de 6 meses e nas fêmeas é um preventivo poderoso contra o câncer de mama, principalmente quando realizado antes do primeiro cio.

Por ser um procedimento programado, é ideal que o animal esteja 100% saudável para realizar a cirurgia, evitando complicações na mesa ou no pós-operatório. Para isso a veterinária cita alguns cuidados pré-operatórios: “o animal deve estar com 100% das vacinas em dia, ter uma alimentação saudável e rotina normal. Episódios como vômito ou diarreia e animais muito magros são impeditivos para o procedimento. Também pedimos exames de sangue para avaliar a saúde do animal, como anemia, função renal e do fígado, já pensando na metabolização das medicações aplicadas”, reforça a especialista. Segundo ela o uso de suplementação vitamínica é recomendado e sua manipulação deve ser feita por farmácias de confiança como a Magistral Vet.

No dia do procedimento o animal precisa estar em jejum de sólidos, de seis a oito horas, e uma ou duas horas de jejum de água. “Depois do procedimento o animal fica no soro para recuperar as perdas líquidas sofridas na cirurgia, geralmente em um local tranquilo e com cobertas, pois a cirurgia faz com que caia a temperatura do animal”, completa Greice. Em casa, os donos devem administrar a medicação seguindo as orientações do veterinário, o animal deve dormir em um lugar confortável e quente. “Não é indicado movimentar muito o animal, é preciso deixar ele quietinho para se recuperar e respeitar esse tempo”, acrescenta a veterinária. A alimentação pós-cirurgia pode ser normal, sem exageros.

A Magistral Vet manipula desde as vitaminas do pré-operatório até os remédios pós cirurgia em capsulas, biscoitos, pasta, filme oral, supositório e diversas outras formas farmacêuticas, facilitando a administração dos medicamentos pelo dono no Home Care.


Entre em contato e confira as possibilidades que reservamos para você e seu animal.

8 visualizações

NOSSA EMPRESA

Farmácia de Manipulação Veterinária para seu PET!

Envie a receita do seu pet e receba seu orçamento em até uma hora.

Onde estamos

Rua Professora Rosa Saporski, 280, Mercês 

Curitiba - PR, 80810-120

(41) 3221-7180

(41) 99935-2227

vendasvet@magistral.far.br

Horários

Segunda a Sexta das 9h-18h

Sábado das 8h-12h

  • logo-whatsapp-circulo
  • Facebook
  • Instagram
  • whatsapp-icone
  • instagram-topo
  • facebook-topo
simbolo-logo.png